Desde 2006 em Montreal a principal atividade do Dia Mundial Sem Carro é o die-in.
Um die-in é um evento simbólico, uma encenação teatral, onde os participantes fingem estar mortos em algum cruzamento afim de chamar atenção para uma das principais consequências da sociedade do automóvel: a morte. Seja diretamente em atropelamentos ou “acidentes” ou indiretamente em função da poluição e outros fatores. Os participantes são encorajados a se preparar para o evento com sangue falso, bandagens etc.
O primeiro die-in que se tem notícia ocorreu em Montreal em 1976 e foi organizado pela Le Monde à Bicyclette. Já naquela época chamava a atenção para os problemas causados pelos automóveis e defendia o uso de formas ativas de transporte. Trinta anos depois, em 2006, participantes da Massa Crítica de Montreal retomaram a idéia como parte das atividades do DMSC e, desde então, todo ano organizam um die-in.
Para mais informações e fotos sobre os die-ins em Montreal (em francês):
- http://dieinmtl.wordpress.com/
- http://montrealavelo.wordpress.com/
- http://www.flickr.com/photos/53126648@N04/
Em São Paulo o evento ocorreu pelo menos uma vez durante o Pedal do Silêncio em 2008 (apesar de não utilizar o nome die-in):
Infelizmente como não estou na capital paulista não estou acompanhando a organização do DMSC 2010 e tão pouco estarei presente no 22 de setembro. De qualquer maneira fica a sugestão para organizar um die-in. As fotos dos die-ins de outros anos aqui em Montreal são empolgantes. Com um pouco de maquiagem e criatividade dá para fazer bastante barulho.
Excelente idéia, causa sim impácto, pois, se conseguirmos brecar um tanto os carros, será benéfico para todos.
Seria da hora se fizéssemos uma dessa em Curitiba!
ótima idéia! é só dizer onde.
Oi Fer, o pessoal de São Paulo tem uma reunião hoje sobre o Dia Mundial Sem Carro e nessa reunião devem discutir entre outras coisas a possibilidade de organizar um Die-in. Para mais informações sobre a reunião veja http://www.ciclocidade.org.br/noticias/105-22-de-setembro-dia-mundial-sem-carro
Não tenho informações sobre outras cidades. Mas pelos comentários anteriores pode ser que role um die-in em Curitiba também.
Opa! Tô dentro! Podemos até encrementar mais essa idéia!
poxaaaaaaa
maximo emmm!!!
curti a ideia..
apoiado………..!!!!!!!!!!!!!!
vamos lah..!!
Aqui em Porto Alegre não é muito seguro fazer isso.
se o monstrorista já passa mesmo estando de pé, imagina deitados.
Mas falando sério, ótima iniciativa, mas tenham cuidado, por favor 😉