Bicicletada extra e demais atividades do Dia Mundial Sem Carro 2011

No próximo dia 22 de setembro de 2011 ocorrerá mais uma edição do Dia Mundial Sem Carro. O principal objetivo “(…) é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A ideia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do para-brisa.” (fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Mundial_sem_Carro).

Segue abaixo o cartaz de divulgação da Bicicletada extra que ocorrerá no próprio dia 22 (a tradicional Bicicletada da última sexta-feira do mês, que em setembro será no dia 30, está mantida). Para saber mais sobre a Bicicletada carioca veja a página no site bicicletada.org e para saber mais sobre a edição extra do DMSC2011 veja a página do evento no Facebook.

Cartaz de divulgação da Bicicletada do Dia Mundial Sem Carro (arte por Fox Goulart)

Cartaz de divulgação da Bicicletada do Dia Mundial Sem Carro (arte por Fox Goulart)

 

Outras atividades para celebrar o DMSC2011 estão sendo organizadas por diversos grupos. Segue abaixo uma lista incompleta do que consegui reunir até agora (se souber de alguma atividade que não está listada por favor deixe um comentário):

  • Dia 16/09:
  • Dia 18/09: Passeio Ciclístico Um Dia Sem Carro organizado pela FECIERJ no Aterro do Flamengo (enquanto isso em São Paulo o presidente da Federação Paulista de Ciclismo continua afirmando que bicicleta não deve andar na rua…).
  • Dias 19 até 22/09: A loja Pedal 2 promove passagens guiadas da Saens Peña até o centro, nos horários da rush, para quem quer usar bicicleta como meio de transporte, mas tem medo, ou não conhece um caminho bom.
  • Dia 22/09:
    • Será proibido estacionar no centro (da Rio Branco até a Bahia Guanabara).
    • Proibido estacionar nos prédios da prefeitura.
    • Inauguração de nova sinalização em lugares de 30km/h, avisando que a rua é para compartilhar com a bicicleta.
  • Dia 24/09: Moving Planet, uma manifestação mundial para exigir soluções para a crise climática.
  • Dia 25/09: Passeio de abertura do BiciRio
  • Dias 26-27/09: Congresso BiciRio

 

This entry was posted in bicicleta, cicloativismo and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

4 Responses to Bicicletada extra e demais atividades do Dia Mundial Sem Carro 2011

  1. Pingback: Bicicletada extra do Dia Mundial Sem Carro « Bicicletada Rio

  2. Pingback: Dia 22 de setembro é Dia Sem Carro em várias cidades brasileiras | FETEC-CUT-PR – Federação dos Trabalhadores no Ramo Financeiro no Estado do Paraná

  3. Ruama says:

    Este poster foi usando em algum ano anterior? dia 22 de setembro nao cai numa quinta-feira…

  4. rodrigo says:

    Sim, este post é de 2011 :-)

    Acabei de editar ele para tornar isso mais claro. Bem observado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">