Como instalar e configurar a impressora multifuncional HP d110a no Ubuntu

Atualização 21/08/2011: muita gente tem comentado nesse post relatando problemas para configurar essa impressora no Windows. Só para esclarecer uso Linux e a d110a funciona perfeitamente nele (tanto USB quanto wireless). Não tenho Windows então não tenho como ajudar quem usa esse sistema operacional.

Sou usuário de Linux, mais especificamente do Ubuntu, há muitos anos. Na minha experiência um dos principais problemas é na hora de instalar uma nova placa ou periférico. Nem sempre existe suporte para Linux e mesmo quando existe a instalação muitas vezes não é simples ou o suporte é parcial (vale notar que isso ocorre porque os fabricantes não desenvolvem drivers para o Linux ou drivers de código aberto e não por um problema do Linux em si).

Resolvi escrever esse post pois comprei uma impressora multifuncional HP d110a essa semana e fiquei impressionado com a simplicidade de sua instalação e configuração. Não foi necessário instalar nenhum driver, baixar alguma coisa da internet, usar algum CDROM. Isso graças ao hplip, um software livre desenvolvido pela própria HP para suportar as impressoras e multifuncionais no Linux. Veja a lista de modelos suportados pelo hplip.

Apesar desse post ser sobre a d110a, imagino que o procedimento seja o mesmo ou muito semelhante para praticamente todos os modelos da HP.

Instalação da HP d110a no Ubuntu

Os próximos passos assumem que a impressora está ligada e está conectada na mesma rede sem fio que o computador rodando Ubuntu. Não testei a configuração da impressora usando um cabo USB, mas os procedimentos devem ser muito parecidos.

  1. No menu Sistema -> Administração -> Impressão clique no botão “Adicionar”
  2. Expanda o item “Impressora de rede” e a sua impressora deve aparecer listada como “HP Photosmart D110”. Se a impressora não aparecer selecione “Localizar impressora de rede” e depois clique no botão “Localizar”.Tela de busca de impressora de rede
  3. Selecione “HP Photosmart D110” e clique em “Avançar”. Na tela seguinte coloque um nome para sua impressora ou então use o nome padrão. Clique em “Aplicar”.
  4. Pronto a impressora está instalada. Se quiser pode optar por imprimir uma página de teste. Na sequência você deve ver a tela abaixo.Tela já com a impressora instalada
  5. Para ter acesso aos nível de tinta de cada um dos cartuchos pelo Ubuntu (é possível ver essa informação diretamente na impressora), instale o pacote hplip-gui e vá em Sistema -> Preferências -> HPLIP Toolbox. Com esse software é possível também alterar várias configurações da impressora.Nível de tinta dos cartuchos da d110a

Configurando o scanner

Após realizar os passos acima. Não é necessário nenhuma configuração adicional para usar o scanner. Vá em Aplicativos -> Gráficos -> Digitalizador simples e digitalize o que quiser. Abaixo uma imagem do Digitalizador simples depois de digitalizar a página de teste do Ubuntu que foi impressa usando a própria impressora.

Usando o scanner da d110a

68 thoughts on “Como instalar e configurar a impressora multifuncional HP d110a no Ubuntu”

  1. Se for no USB, é mais sussa ainda!
    Basta conectar, aguardar alguns segundos, e…. TCHANAM!! Você tem uma nova impressora instalada. Você vai poder ver pelas notificações do notifyOSD.
    Claro, não posso garantir que a HP Photosmart D110 seja assim, mas já testei com outras 3 HPs e o processo sempre foi automático.

  2. Eu imaginei que fosse assim também mas a impressora veio sem cabo USB 🙂

    Quando testar posto aqui como foi.

  3. Olá Luiz, acredito que a página que você apontou é referente aos dois modelos. Veja que diz d110 series. Foi essa página que consultei quando fui comprar a minha impressora. Imagino que você não vai ter problema. Veja também a nota número 1:

    1 Network support indicates built-in ethernet and/or wireless networking. Alternatively, many devices may be operated on the network using an external JetDirect print server. Not all network configurations are supported. Please refer to the HPLIP FAQs for more information.

    Vai ver que as impressoras da série d110 caem nesse caso em que o JetDirect é usado. Isso é apenas um chute. Não investiguei. O que posso afirmar é que no meu caso funciona a impressora funciona sem problemas pela rede sem fio.

  4. Valeu Rodrigo, fui na fé e comprei também… amanhã testo e posto o resultado aqui!

  5. Finalmente consegui instalar a impressora e o scanner…

    Tive alguns problemas no Ubuntu 10.04 (Lucid), o driver não foi encontrado automaticamente e precisei baixar de http://hplipopensource.com/hplip-web/install_wizard/index.html.

    Após rodar o hplip-3.11.3a.run, descobri que a minha versão do libsane instalada (1.0.21) não tinha o pacote libsane-dev correspondente, então tive de forçar a libsane para versão 1.0.20, assim foi possível instalar o libsane-dev.

    Depois destes pequenos ajustes, foi perfeito… vou instalar em máquinas com Ubuntu mais recentes logo mais…

  6. tenho uma hp -photosmart D110a e não consigo instalar , mas o meu programa é windows 7 porque será ???

  7. Oi Mariana,

    Por motivos técnicos e políticos uso o Ubuntu (distribuição do Linux) e não o Windows. Infelizmente não sei te ajudar com a instalação da impressora no sistema operacional do Bill Gates.

    De qualquer maneira, se você for procurar ajudar em outros lugares sugiro que detalhe melhor o seu problema. Como está tentando instalar a impressora e o que não dá certo? Tem alguma mensagem de erro? Se sim, qual?

  8. Meus pesames a todos, mas a D110a não aceita cartuchos remanufaturados. Ela segue uma linha demagógica da HP que se diz ‘ecológica’ eu estou muitooo P. da vida com a HP. Por isto!! Se vocês conseguirem usar normal no Linux avisem algo. Ok? Flw

  9. comprei hp photosmart d110 e segundo instruções do vendedor afirmou q conseguiria conectar c computador utilizando o sistema wireless. Infelizmente n consegui! A pergunta é p fazer a conexão somente por cabo (q n veio) ou roteador? Obrigada pela atenção!

  10. Muito decepcionado com a hp photosmart d110 o vendedor nem me falou que não vinha o cabo USB, e agora onde vou comprar? fora que meu cartucho está dando erro, o de vcs deu erro tbm? me ajudemmm.. muito obrigadoo! RJ.

  11. Gostaria de ajuda para instalar essa impressora no Windows 7, pois da mensagem de erro fatal e não instala, já levei para um técnico e também não consegui! Se alguém souber como instalar, ficqrei agradecido!

  12. Tenha uma duvida!!
    Eu tenhu uma impressora hp photosmart d110 series,ela jah estah instalada no pc
    consigu escanear e imprimi,tudo certo…
    O problema é que qndo escaneio nao fika salvado as imagens no pc.
    Qria sabe onde eu posso encontra(no pc)as imagens q eu escaneio??
    Se puder me ajudar
    Muito obrigado
    Agradeço se mandar a resposta pro meu email
    bjs

  13. Olá Paola,

    Você usa Linux? Se sim, posso tentar te ajudar. Qual programa você utiliza para digitalizar as imagens?

    Se você usa outro sistema operacional desculpe mas não saberei como te auxiliar.

  14. A configuração da sua rede sem fio é WPA2-PSK? Estou perguntando porque a minha é e estou prestes a comprar uma impressoras dessas. O problema é que eu li o manual dela e a hp, infelizmente, não cita se ela aceita esse tipo de configuração.

  15. Olá Thiago,

    Sim, minha rede é WPA2-PSK (na verdade meu roteador é antigo e a opção marcada é WPA-PSK/WPA2-PSK) mas pelo que verifiquei com o iwlist é WPA2 sim.

    Funciona sem problemas com a impressora d110a.

  16. Magina, minha dúvida agora é em relação a possibilidade de recarregar os cartuchos. Ainda não acabei com o meu primeiro já que não uso muito a impressora. Mas alguém comentou aqui que nesse modelo não é possível recarregar os cartuchos. O que me parece estranho mas vale a pena confirmar.

    Se de fato não for possível usar cartuchos recarregados essa impressora tem uma grande desvantagem em relação a outros modelos.

  17. Bem Rodrigo, pelo menos com a minha estou tentando, recarreguei o cartucho ontem , resetei a impressora, após fazer isto ela precisa ser alinhada e dá uma mensagem pedindo pra digitalizar a página que foi alinhada, até aí beleza, ms na hora de digitalizar que é o término do processo pra ela poder imprimir tirar cópias enfim, reconhecer a tinta preta, no meu, dá uma mensagem de erro”erro detectado, não foi possível digitaliza a página”, sem completar este processo ela não funciona, no meu caso a tinta preta; imprime somente colorido.
    Lembrando que não é o scaner que não funciona é a digitalização da programação dela; eu estava muito satisfeira até agora.
    Onde eu comprei o próprio cara que me vendeu a impressora, vendeu a tinta e disse que tem dado certo, mas queima depois de umas 3 ou 4 vezes.Vou tentar contactá-lo e os aviso assim que possível
    Se alguém conseguir por favor postar aqui.
    Grata a todos.

  18. Obrigado pelas informações Carolyn. Quando eu tiver que trocar de cartucho compartilho minha experiência aqui também.

  19. Boa noite, comprei uma multifuncional photosmart D110 series e o cartucho não está sendo aceito. Vem uma mensagem de problema no cartucho colorido. O que eu faço?Antes de instalar e configurar tenho que conectar a net? Pq configurei, mas o cartucho não está sendo aceito. O que eu fiz de errado?

  20. quando meu computador era XP, a minha multifuncional D110a funcionava legal, quando fortmatei e coloquei o windows 7 (32bits), não da certo nem a pau, já tentei de várias formas e nada, isso na função wireless, o jeito será comprar um cabo USB e torcer pra dar certo.

  21. Estou tendo o mesmo problema do Paulinho
    Pois desd que comprei tento instalar a D110 pelo wireless e sempre da problemas, é reconhecida, aperece na rede, conecto nela para digitalizar e configurar no not, mais não é reconhecida parar enviar arquivos para impressao, no Windows 7 ultimate (64 bits)
    Se alguem tiver informaçoes agradeço pois nao quero ficar usando o cabo usb que por sinal ainda nem tentei usar essa opção

  22. Eu ja tive uma multifuncional c4600 instalada no meu pc, aí deu problema no prazo de garantia, enviei para hp e recebi uma d110, mas não consigo instalar, o meu programa é windows 7. O que devo fazer? Preciso imprimir meus trabalhos urgentemente!!!! Me ajudem por favor…

  23. Estou com o mesmo problema. A minha impressora D110 não funciona com o windows 7 na forma sem fio, só consigo imprimir arquivos conectando o cabo USB porém, o meu not, o windows é XP e eu consegui instalar e imprimir normalmente. Precisamos de ajuda aqui.

  24. Olá Thaís. Boa Noite! A minha multifuncional não veio com cabo usb. A sua impressora veio com o cabo? Observei que a entrada usb desta multifuncional não é como os modelos tradicionais usb. Você pode me dizer qual é a referência/modelo da seu cabo usb? Preciso comprar o meu cabo com urgência, pois não tenho conexão sem fio.
    Conto com a sua reposta.

  25. Olá Quésia. Boa noite! A minha multifuncional não veio com o cabo USB. Eu já possuía o cabo em casa. Ele era usado em uma outra impressora que deu problema. Mas você encontra esse cabo em qualquer loja de produtos de informática. É só pedir cabo USB para impressora. Dei uma olhada na net e encontrei o modelo é USB 2.0 macho macho.
    Espero ter ajudado.

  26. preciso de ajuda pois comprei uma hp no início de julho e tudo ia bem até que na metade do mes passado ela parou de imprimir imagens e a não copiar mais e eu não sei mais o que fazer pois ainda não achei a nota fiscal.Por favor preciso de ajuda,a impressora é hp photosmart-D110 séries.

  27. preciso de uma dica, comprei uma hp photosmart d110 series, o problema é que fiz os procedimentos normais de instalação, e na hora de imprimir não imprime a folha toda, será que esqueci de de executar alguma coisa que está impedindo a impressão? o meu é XP

  28. Boa tarde pessoal, tenho uma impressora HP D110 multifuncional no começo foi beleza, agora que troquei o cartucho ela não quer mais tirar cópias, o que devo fazer?

  29. Também estou tendo problemas com a HP PhotoSmart D110. Inicialmente ela imprimia e funcionava normalmente, mas de uns tempos para cá ela simplesmente se recusa a imprimir via Wireless.
    Meu notebook é o HP G42-440BR sendo que o mesmo identifica a impressora sem problemas, porém na hora da impressão aparece uma mensagem de erro e noto que minha multifuncional parece nem estar ligada à rede. O que é estranho
    Já fiz o Teste de Rede várias vezes para verificar se o disposivivo está na rede e dá tudo confirmado, entretando no visor da multifuncional aparece “Não conectado” ou “Conectando” e às vezes (raramente) consigo uma conexão o que estranhamente não me ajuda nem nada.

    Gostaria de saber de vocês usuários, como resolver esse tipo de problema.
    Agradeço desde já.

  30. Aff da Um tempooo vcxx naO ewntende nada de ComputaçaOO e fikam reclamandoo vao fazer cursoss ….!!! kkkkkk

  31. Para quem não consegue instalar novamente no sistema windowns 7, aqui vai a dica:
    Entre no MENU INICIAR, procure COMPUTADOR e clique com o botão direito do mouse em GERENCIAR, após isto clique em GERENCIADOR DE DISPOSITIVOS, desabilite o “Standard Enhanced PCI to USB Host Controller” lembrando que o usb dará erro antes desta desabilitação, deixe por alguns segundos o cabo conectado e pronto, funcionará no WINDOWS 7, lembrando que você terá que fazer isto toda vez que abrir seu windows 7 para usar a impressora, ao desligar o computador volte ao disposivo e o ATIVE novamente.
    Espero ter ajudado, isto é para quem tem o problema na instalação com o windows 7 ou mudou de XP para windows 7

  32. tenho uma multifuncional photosmart d110 series e seus cartuchos secaram remanufaturei e ao colocar novamente ela pediu para alinhar mas não leu os cartuchos e agora não aparece a tela principal liguei pra hp e passei quase 2 horas ao telefone com uma moça dizendo o que fazer não sou tecnica de informatica pra consertar se eu soubesse consertar – la nem tinha ligado pedi a moça que me dissese onde é a assistencia tecnica ela não me disse ja me arrependi de ter comprado.

  33. Luciana, meu problema é idêntico ao seu. Sem contar as vezes em que a ligação caia, quando eu conseguia de novo o/a atendente me prendia horas no telefone me fazendo as mesmas perguntas e dando as mesmas orientações pra eu tentar consertar. Primeiro lidei com problemas de embolamento de papel (desde a primeira impressão)Gastei muito papel. Cada impressão de 10 folhas embolava no mínimo 5 ou 6. Depois recarreguei o cartucho preto e ela não mais xerocopiava. Depois esta de não reconhecer mais os cartuchos de forma alguma. Esta última foi a gota d’agua. Estou tentando devolver.

  34. Galera o problema da D110 é com roteadores D-Link apenas.

    Estou com esse problema aqui em casa, pois pela rede não funciona, somente via USB (que por sorte eu tinha um cabo sobrando, pois com ela não vem mesmo).

  35. Olá VeNoM, você poderia dar mais informações? O meu roteador é um D-Link DI-524 e funciona perfeitamente com a D110a.

  36. Rodrigo o negócio é o seguinte: minha escola recebeu o laboratorio do positivo e o sistema e o linux educacional 3.0 ( exclusivo para a rede publica) dai resolvemos comprar um hp photosmart d110, pois ela muito boa e a recarga pode ser caseira.Mas se tornou uma grande dor de cabeça pois não conseguimos instalá-la de jeito nenhum… Já baixei o hplip e deu por várias vezes erro ou falha até que eu desisti. Abri o KDE do proprio sistema para ver as impressoras que tem nele e nada de ter o modelo que compramos sinceramente, não sei mais o que fazer?!! Se vc souber como por favor me envie passo a passo pois tá difícil… … …

  37. Olá Sandra,

    Para que eu ou outra pessoa possa te ajudar é necessário que descreva melhor o seu problema. Exatamente o que você está tentando fazer? Exatamente quais erros aparecem?

    Essa impressora funciona perfeitamente no Linux e na maioria das distribuições (provavelmente é o caso da Linux Educacional, mas não posso afirmar pois nunca usei) não é necessário instalar o hplip na mão. Então o mais provável é que vocês estejam esquecendo de algum passo ou fazendo algo errado.

  38. Acho que eu não fui clara. Vamos lá. O linux educacional 3.0 não tem o modelo da hp photosmart d110 no seu KDE, então a impressora não aparece nas “impressoras adicionadas” . Tentei baixando o hplip só agora eu não estou conseguindo nem abrí-lo.

  39. Tem um produto à venda no ML – http://goo.gl/RTYwE – que recarrega os cartuchos da D110. Não usei, mas parece que funciona.

    Rodrigo, vc salvou minha lavoura. Já tinha pesquisado sobre a compatibilidade da D110 com o Ubuntu, mas não tinha encontrado ninguém que confirmasse na prática 🙂 Valeu!

  40. Oi Sandra,

    Somente com essas informações não tenho como te ajudar. Sugiro que entre em contato com a comunidade da sua distribuição. Mas insisto, me parece ser um problema de configuração já que essa impressora funciona perfeitamente no Linux.

  41. Configuracoes da D110 para que funcione com USB:

    Cabo USB 2.0 HighSpeed – Esse tipo de cabo nao pode ser confudido com 2.0 comum, essa Descrição Highspeed fica bem visivel no cabo e é o que diferencia de um 2.0 comum, duvidas consultem esse site: http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?cc=br&docname=c00066744&dlc=pt&lc=pt&jumpid=reg_R1002_BRPT

    Roterador Rede Sem fio – O recomendável é que seja utilizado a segurança de rede WEP ou então WPA-PSK. A segurança de rede WPA2/AES ou WPA2/PSK dependendo da marca do roteador pode ser bem difícil de funcionar ou então funcionar por um certo tempo e depois parar sem mais nem menos. Nos Roteadores Dlink antigos e alguns novos existe um problema de comunicação que pode ser resolvido colocando o endereço MAC da impressora dentro do roteador para ter um IP fixo, como tambem verificar se existe firewall configurados no roteador que podem tambem bloquear o funcionamento da impressora.

    Conexão Ponto-a-Ponto (ADHOC) – Caso não tenha um roteador ou queira verificar se a impressora funciona via wireless, um teste simples para quem possui um notebook é instalar a impressora em uma rede ADHOC, bastando tao somente se conectar com o notebook à rede que é transmitida pela impressora, geralmente com o nome HPSETUP ou então HpD110xxxxx.

    Bem diante dessas informacoes acredito que voces consigam utilizar a impressora normalmente.

    Abraços a todos!

  42. Caros colegas do clube da impressora HP Photosmart D110 series,

    quem fala aqui é um leigo, que vem “sofrendo” há dois meses com esta impressora se recusando a ficar instalada corretamente. Neste período já estou com a terceira impressora ( a primeira comprada nas Lojas Americanas, as outras duas enviadas pela HP num espaço de duas semanas). Isto com a ajuda do suporte HP, que por mais que se esforcem, não resolvem nada. Com esta terceira resolví usar apenas o cabo USB, nem pensar em Wireless, pois hora funciona para em seguida não funcionar. Estou agora no jogo da sorte(mesmo somente com USB), ligo/desligo/ligo.. até uma hora funcionar! Quanto ao cartucho remanufaturado, é uma briga feia – também ligo desligo, tiro e recoloco. E.. uma hora determinada pelo acaso, ela passa a funcionar. Aí, eu fico caladinho…. tiro um monte de fotos, etc. Desligo. E, ligo de novo. E… a luta recomeça. Isto é que é tecnologia moderna HP!
    E, Windows 7. Pois parece que estas duas “tralhas” não não possuem muita simpatia uma pela outra.
    Fico por aqui, mas já vou providencia a instalação do UBUNTU!!!

    Rodrigo, muito obrigado pela dica do Ubuntu!

    Um fraterno abraço para todos!

  43. Boa Pedro, o Linux é muito melhor mesmo que o Windows. Precisa apenas verificar a compatibilidade dele com o seu hardware. Infelizmente tem alguns fabricantes que fazem acordo com a Microsoft e fornecem drivers apenas para Windows. Hoje em dia isso já está muito melhor, antigamente era pior.

    Se tiver alguma dúvida, a comunidade brasileiro do Ubuntu é super atenciosa. O site é http://www.ubuntu-br.org.

  44. Pedro, Esse seu problema se ficar tirando e colocando o cabo toda vez que precisa utilizar a impressora é problema no cabo, se voce utilizar um de boa qualidade vai funcionar com certeza, quanto ao windows 7 nao e bem problema de compatibilidade, e sim de comunicacao mesmo, porem no Ubuntu Funciona bem mesmo mas essa questao do cabo pode falhar algumas vezes tambem no Ubuntu, Dai voce vai ter uma ideia que nao em si o sistema utilizado mas a forma de conexao… Outra coisa se voce recebeu 3 impressoras NOVAS e apresentou as mesmas falhas… Nao acha que ta na hora de questionar a forma de comunicacao com a impressora, seja com cabo ou o roteador que voce utiliza?
    Cartucho remanufaturado nunca foi utilizacao adequada para nenhuma impressora, Seja HP, Samsung, Epson ou Canon. Nenhuma dessas empresas vai te recomendar uso recarga é um prejuizo pra empresa, alem de que preco de cartucho nunca foi barato mesmo, nao da pra comparar recarga com original, seria o mesmo que comparar cd original com pirata, Primeiro porque tinta de cartucho tem quimica propria, Segundo que elas faturam com isso do que impressora, Terceiro que para encher um cartucho de tinta novamente tem que furar, abrir alterar de alguma forma. fazendo isso voce corre o risco de danificar seu produto e uma garantia nao vai cobrir algum problema relacionado a isso.

    Se precisar de um apoio meu Facebook esta diponivel como link no meu nome.

    Abraco!

  45. tenho uma este modelo photos d110, de primeira mão instalou de primeira, mais agora to penando pra instalar de novo. não sei o que aconteceu ela ta sem sinal.

  46. minha impressora toda as vezes que eu imprimo alguma coisa ela mostra a tela azul com um código não sei o que fazer a não ser desligar da tomada,pra poder imprimir denovo,se alguém souber de alguma solução,mande pra o meu e-mail,por favor

  47. Ótimo post. Sou novo no mundo Linux, ainda tem dual boot com o windows 7, estou trabalhando pra largar de vez o sistema do tio gates. O B R I G A D O ! ! ! 🙂

  48. Olá David, fico feliz que o post tenha te ajudado. Se tiver alguma outra dúvida com Linux pode entrar em contato. Abraços!

  49. A hp está ok, porém, o scaner não funciona.
    Pois, tive que alterar a confirguração para hp:/netPhotosmart_D110_series?ip=xxx.xxx.xxx.xxx

    O que fazer para voltar a digitalizar ??

  50. Vou comprar uma impressora HP d110A que segundo orientação de amigo é compatível com o sistema operacional Linux , a pergunta é : Se eu comprar a wireless e por algum motivo não conseguir instalar ela pode ser convertida para USB ????

  51. Olá Vannir,

    Sim, a impressora funciona com um cabo USB também. Se não me engano ela não vem com ele. Você tem que comprar a parte.

  52. Gostaria de saber como usar a impressora wirefire D110 no IPAd 2s. Já tenho a impressora. Agradeço sua atenção
    Octavio

  53. eu tenho o windows xp profissional. e comprei a impressora hp smath,o drives não quis instalar, por ele venho compative com o windows 7,tive que baixar o drives compative com o windows xp. E portanto deu certo a instalção. fo muito bom…

  54. Oi Rodrigo tuas dicas me ajudaram a instalar a impressora ,mas não consigo scannear pois não acho o tal HPLIP Toolbox no micro,sou usuária nova no Linux então por favor paciência.

    To implantando o Linux aqui na empresa onde trabalho e to cheia de duvidas,mas to garimpando na net,rsrsrsrs

    Grata (41) 3018-2037

  55. Olá Angelica,

    Assumindo que você usa Ubuntu e uma das últimas versões dele o caminho para encontrar os aplicativos é mesmo distinto do que o que está no post. E além disso, tenho a impressão que nas últimas versões não é mais necessário instalar o pacote da HP.

    Tente abrir diretamente o programa de scanner. Na versão em inglês do Ubuntu ele se chama “Simple Scan”, acho que na versão em português o nome é “Digitalizador simples”.

    Ou você utiliza alguma outra distribuição do Linux?

  56. Ubuntu é MIL!!!! Tinha o Wind XP, cara quando instalei essa impressora no XP foi um século, primeiro pra baixar o software, depois para instalar… no ubuntu num durou 2 minutos, até assustei qd vi que já estava funcionando!!! Parabéns pela dica.

  57. Realmente a HP tem feito um ótimo trabalho dando continuidade aos seus drivers open, assim como todos os novos modelos de impressora que eles estão fabricando possuem compatibilidade full com o Linux. Uma ótima visão a deles, e ótimo para nós usuários também! []s

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *