Defesa da minha dissertação de mestrado

Atualização 24/10/2017: atualizei o PDF da dissertação com a versão final que incorpora as sugestões feitas pela banca durante a defesa.

Para quem se interessar, a defesa da minha dissertação de mestrado, cujo título é “O discurso do global nas comunidades de software livre: estudo de caso do WordPress”, será no dia 28/09 às 13h no bloco H na sala 324-B do Centro de Tecnologia da UFRJ na Ilha do Fundão. A sala ainda não foi definida. Publicarei mais informações no evento abaixo no Facebook:

https://www.facebook.com/events/1445220408900858

O texto na íntegra está disponível para download neste link. Segue o resumo da dissertação:

As comunidades de software livre comumente se identificam como globais, como sendo compostas por pessoas distribuídas por todo o mundo. A ideia difundida é que a participação nestes grupos é aberta a todas e que o local de residência das colaboradoras não é relevante. Neste contexto, esta dissertação busca problematizar o discurso do global destas comunidades por meio de um estudo de caso do software livre WordPress, inspirada pela desconstrução da ideia de uma ciência universal, defendida por autores dos Estudos CTS (Ciências-Tecnologias-Sociedades). Para isso, são apresentados um histórico do software, como o seu desenvolvimento é organizado, a distribuição das contribuições ao repositório de código por indivíduo e um levantamento do país de residência e do idioma falado pelas desenvolvedoras*. Os resultados mostram que, pelo menos no que diz respeito às pessoas que estão construindo o software, existe uma concentração grande em poucos países, especialmente nos Estados Unidos e em outros países de língua inglesa, o que coloca em questão o discurso do global presente nas comunidades de software livre.

* Na dissertação optei por utilizar o gênero feminino ao invés do costumeiro masculino quando me refiro genericamente a pessoas (a/s programadora/s, a/s alunas, a/s desenvolvedora/s,etc).

2 thoughts on “Defesa da minha dissertação de mestrado”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *