Acessando o Banco do Brasil no Ubuntu 12.04 64bits

Atualização 21/07/2013: numa instalação nova do Ubuntu 12.04 além dos passos abaixo tive também que criar o seguinte link simbólico (não sei dizer se isso se deve a uma mudança no site do BB, no Java ou no Firefox)

De tempos em tempos surge algum problema para acessar o site do Banco do Brasil no Ubuntu. No começo do ano quando atualizei para a versão 12.04 do Ubuntu tive que instalar o Java 6. Esse mês fazendo uma nova instalação do Ubuntu 12.04 encontrei uma solução para que o site do BB funcione com o Java 7. Segue abaixo o que fiz (todos os comandos executados como root):

A grande sacada é a criação do diretório /etc/.java/.systemPrefs. Dica que encontrei no post Banco do Brasil em 64 bits: Solução definitiva?

Se você já fez alguma tentativa de instalação do Java é uma boa ideia remove-la antes.

15 comentários em “Acessando o Banco do Brasil no Ubuntu 12.04 64bits”

  1. Sou novo em linux. Rodando o kubuntu em livedvd estes comandos funcionaram.
    Tem como tornar o livedvd persistente?
    Muito obrigado.

  2. Acredito que não mas não tenho certeza. Se você instalar em um pen drive tem como tornar persistente.

  3. Parabens amigo, de todas as muitas tentativas frustradas de sites que encontrei (pelo menos umas 10), o seu foi o único que resolveu meu problema de modo simples, de linguagem objetiva direta e eficiente !!

  4. Não consegui utilizar o Banco do Brasil após atualizar meu sistema para o Debian Jessie (kernel 3.12.1) e instalar a última versão do Java 7.51. Após ler alguns posts relacionados, fiz o teste carregando o sistema com um kernel mais antigo 3.5.1, e o acesso foi normal. Para não ser obrigado a utilizar uma versão antiga do kernel, segui outras orientações e instalei a versão estável mais atual do kernel linux (3.13.5), baixado diretamente de https://www.kernel.org/ , e, para instalá-la, utilizei os passos ensinados em http://easytricksportal.blogspot.com.br/2014/02/how-to-installupgrade-linux-kernel-3135.html#.UxZG4K2j4-4 (método 2; utilizando as configurações prévias com o comando make oldconfig. Não deixe de dar o comando make clean ,antes de dar make!). Pelo que descobri, parece haver uma incompatibilidade entre o kernel fornecido pelos pacotes debian, o módulo de segurança do BB e o java 7.51. Utilizando um kernel obtido diretamente do repositório kernel.org o problema desaparece. Usuários de outras distros (p.ex. Ubuntu) parece que estão livres desta incompatibilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">