Bicicletada carioca em apoio aos ciclistas de Porto Alegre

Arte por Luiza Ghoul
Arte por Luiza Ghoul

Na última sexta-feira, dia 25/02/2011, um carro atropelou intencionalmente diversos ciclistas que participavam da Bicicletada de Porto Alegre. Como se não bastasse a esquizofrenia do acontecimento em si, a mídia corporativa trata o ocorrido como um acidente. Justificam ou amenizam a atitude do motorista reproduzindo a lógica de que as bicicletas estavam atrapalhando o trânsito (ignorando, como define o CTB, que a bicicleta é um meio de transporte e que deve andar nas ruas).

Bicicletadas (ou Massas Críticas, dois nomes, o mesmo movimento) irão ocorrer essa semana em diversas cidades brasileiras em solidariedade aos ciclistas de Porto Alegre e principalmente para mostrar nossa indignação com a impunidade dos crimes de trânsito no Brasil. Hoje será em São Paulo, amanhã em Porto Alegre e quarta no Rio (mais informações abaixo) e em Curitiba.

Atualização 01/03/2011: Além das cidades que citei acima, hoje também tem Bicicletada em Belo Horizonte e Buenos Aires (os porteños vão pedalar até a embaixada brasileira).

Vamos para as ruas mostrar nossa indignação com: (lista copiada do http://vadebike.org)

Bicicletada de apoio aos ciclistas de Porto Alegre

Quarta-feira 02/03, a partir das 18h na Cinelândia em frente ao Odeon.

Venha de bicicleta, a pé, skate, patins, cadeira de rodas: somos todos um.

Se puder, use uma camiseta branca. Leve paz de espírito e seu sorriso.

Sugerimos trazer flores para distribuir aos motoristas e cartazes ou faixas pedindo justiça e atenção das autoridades para o caso e para a violência e falta de respeito ao ciclista no trânsito.

Não podemos deixar que esse assassino fique impune, não se pode abrir precedente para que esse crime seja repetido!

13 comentários sobre “Bicicletada carioca em apoio aos ciclistas de Porto Alegre”

  1. Sou a favor desse movimento, mas uma sugestão: para ter a simpatia do público, não fechem o trânsito inteiro e respeitem o trânsito. A bicicleta, como o os outros veículos merece espaço para passar, mas deve dar espaço para outros passarem. Da mesma forma não fecham os sinais vermelhos e mostrem aos motoristas que as bicicletas são uma forma alternativa de trânsito e a que sua convivência é pacífica.

    Não queremos dar nenhuma razão ao monstro de porto alegre.

  2. Muito boa iniciativa, mas concordo com o comentário anterior, respeito mútuo e compartilhamento dos espaços deve ser a ordem do dia. Nos vemos lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *