Como impedir que o editor do WordPress (TinyMCE) remova quebras de linha

Atualização (21/12/2010): Não utilizo mais o TinyMCE Advanced pois simplesmente mudando para o modo de edição HTML e apertando enter consigo gerar uma quebra de linha. Não sei se isso já existia no WordPress antes e eu nunca reparei ou se é algo de alguma versão recente.

Atualização (15/10/2009): o Rafael Biriba deixou um comentário falando do PS Disable Auto Formatting, um outro plugin do WordPress que também server para impedir a remoção automática das tags “br” e “p”.

Mais de uma vez quis formatar o texto de um post do WordPress usando algumas quebras de linha (enter) para separar dois blocos de texto ou então um bloco de texto de uma imagem. Porém, por padrão o editor do WordPress, o TinyMCE, remove qualquer tag “br” ou “p” que ele considere que esteja “sobrando”.

Talvez exista uma forma mais inteligente de se fazer isso sem usar quebra de linha, porém eu desconheço e já perdi um bom tempo tentando enganar o editor.

Ontem, encontrei o TinyMCE Advanced um plugin que tem uma opção para que as tags “br ”

e “p” não sejam removidas e além disso permite customizar os itens que aparecem na barra de edição. Abaixo um screenshot de parte da tela de administração:

Parte da tela de administração do TinyMCE Advanced

19 comentários sobre “Como impedir que o editor do WordPress (TinyMCE) remova quebras de linha”

  1. bem legal esse plugin, mas estava querendo um plugin que deixasse eu criar as divs e colocar no código sem que o tinymce removesse o código(quando muda de html para visual no textarea). Conhece algum?

  2. Olá @kiiti, não sei se entendi muito bem sua dúvida. Fiz um teste aqui e consigo adicionar divs com conteúdo no corpo de um post sem problemas e o TinyMCE não remove. O que não consegui fazer foi adicionar atributos a esse div (tentei apenas adicionar um “style=’display: none;'”), isso foi removido. Estou utilizando a versão 2.8.4 do WordPress.

    Exatamente o que você está tentando fazer que não consegue?

  3. é, exatamente o que você acabou de falar.

    colocar atributos nas divs, ou até mesmo colocar no post.

    bom, o jeito é usar os campos personalizados pra isso.

    mas mesmo assim, ótimo post.

  4. Opa xará, seguinte cara to caçando no google sobre assuntos referentes a quebra de linha e não estou conseguindo muitos resultados, achei seu post aqui que me deu um pouco de luz, porém não resolveu a questão. To personalizando esse template http://www.naosepodeviversemamor.com.br e as quebras de linha nas páginas que eu crio para servirem como menu não aceitam quebra de linha, porém as quebras de linha dos posts funcionam perfeitamente, será que pode ser alguma orientação do servidor em que está instalado o wordpress? Porque sinceramente não sei mais o que pode ser, já instalei esses dois plugins e mesmo assim continua não aceitando a quebra de linha. A versão do wordpress é a 3.0.2 pt-br. Será que você pode me dar uma força ou uma orientação do que eu possa fazer?

    Agradeço desde já

  5. Olá Rodrigo,

    Não sei se isso já existia no WordPress antes e eu nunca reparei ou se é algo de alguma versão recente. Não utilizo mais o TinyMCE Advanced pois simplesmente mudando para o modo de edição HTML e apertando enter consigo gerar uma quebra de linha que é preservada. Será que isso resolve seu problema?

    Abraços, Rodrigo.

  6. Ola, preciso de ajuda.

    Ja procurei pela internet e nao achei ninguem com problema igual.
    Escrevo meu post normalmente. Dando enter quando quero ir para outro paragrafo… quando clico em visualizar está tudo ok, mas se voce acessar meu blog ve que o texto está sem quebra de linha, paragrafo..

    Entendeu meu problema? Voce pode ajudar?

    firstlovestore.com.br/blog

    Obrigada!

  7. Não estou conseguindo usar quebra de página no site, tem alguma plugin que faça isso, pois coloco o cpdigo e nao aparece nada

  8. Sei que faz tempo esse post, mas estou tendo um problema quanto as quebras de linhas dentro das paginas de categorias. Elas simplesmente não funciona, dentro do post está funcionando normalmente, mas nas páginas de categorias não, fica os escritos um ao lodo do outro em vez de um em baixo do outro…
    Alguém pode dar uma força?

  9. Olá Thiago,

    Você se refere a página que lista os posts de uma categoria? Por exemplo http://seusite.com/category/nomedacategoria

    Se sim, pelo menos no tema padrão do WordPress as quebras de linha na descrição da categoria funcionam sim. Talvez seja algum problema no tema que você está usando. Experimente com outro tema, de preferência o tema padrão.

    Abraços, Rodrigo.

  10. oi Rodrigo, obrigado pela ajuda…
    é isso o caminho mesmo
    o problema é que o tema já está aprovado pelo cliente rs, não teria alguma coisa pra mexer no código ou no css?
    obrigado

  11. Oi Thiago,

    Sim, provavelmente esse é um ajuste simples no tema. Se soubesse de cabeça te falaria mas teria que dar uma olhada.

  12. Boa tarde.
    Estou com o problema inverso a este. Estou editando uma página e toda vez que insiro uma imagem, o sistema automaticamente coloca uma quebra de linha antes e depois da aag ‘img’. Ele também está inserindo umas tags de parágrafo logo depois de uma div, e isso me atrapalha pacas!
    Não dá pra colocar um display none. Tentei achar nos arquivos PHP a função que faz isso acontecer, mas sem sucesso…

    Alguém sabe como resolvo isso?

    Desde já agradeço.

  13. Olá Caldas,

    A quebra de linha é uma tag
    ou é alguma coisa no estilo da imagem. Se for uma tag tudo que posso te dizer é que isso não acontece com a minha instalação do WordPress (versão 3.3.1) então pode ser algum plugin que você tem que está fazendo isso. Se for no estilo da imagem você pode controlar isso na aba “Configurações avançadas” dela, pode tanto adicionar classes CSS quanto colocar alguma coisa de estilo diretamente no elemento. Nesse caso um float pode ser o que você precisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *