Moderação de usuários no WordPress

Uma das demandas do portal eletrocooperativa.org.br (um dos projetos desenvolvidos pelo Hacklab neste semestre) é a moderação dos usuários que se registram no site. Como esse recurso não existe no core do WordPress, saímos em busca de um plugin.

O Leo encontrou no diretório de plugins do WordPress (http://wordpress.org/extend/plugins/) o New User Approve, uma extensão simples que faz exatamente o que precisávamos. Durante o desenvolvimento encontramos dois problemas na versão atual (1.0):

  1. Se um usuário é criado pelo administrador e não pelo formulário de registro, ele aparece na listagem de usuários para moderação e se o administrador aprová-lo sua senha será alterada.
  2. Com o plugin habilitado, o formulário de registro sempre mostra uma mensagem de usuário criado com sucesso mesmo quando ocorreram erros (como por exemplo nome de usuário já existente ou senhas não conferem).

Fizemos dois patches para corrigir esses erros e enviamos para o desenvolvedor do plugin. Essa é a melhor parte do software livre 🙂

Ele agradeceu mas infelizmente ainda não teve tempo para incorporar as mudanças no código e lançar uma nova versão. Acredito que o fará em breve.

Se alguém precisar da mesma funcionalidade e quiser utilizar o plugin com as correções, o patch está disponível neste link (mais detalhes podem ser vistos nos comentários que fiz na página do próprio plugin).

Atualização (em 22/04/2009): foi lançada uma nova versão (1.1) do plugin que incorpora os patches que enviei, basta baixá-la aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *